A CAATINGA

Seja bem vindo..., estamos abertos a discutir acerca da vida animal e vegetal da nossa região. Se quiser enviar fotos e outras informações, estaremos dispostos a publicar, para que possamos enriquecer o conteúdo e possivelmente ajudar outros entender a necessidade de preservação de nossas espécies...Use um dos emails a seguir: lafaietesilvafranciscof@yahoo.com.br, fisica.joana@yahoo.com.br, silva.lafaiete@yahoo.com.br

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Xoró-Vemelho


Esta espécie é rara em comparação com o xoró-boi e o espanta-raposa.

Choró-Boi


Essa ave de canto misterioso é comum em regiões de caatinga próximas a matas e riachos. Em geral convive com o espanta-raposa, outra espécie semelhante de canto e aspecto semelhante.

Anu-preto


É um espécie muito comum, em geral é encontrado em bandos onde há gado bovino, pois também se alimenta de carrapatos e outros invertebrados do pasto.

Tijerila


Essa ave também foi localizada na zona rural fagundense: Sítio jacaré de Baixo

Tijerila


É rara e de ocorrência local na vegetação arbustiva ao longo de rios, campos com árvores esparsas, caatingas e cerrados, apresentando alguma preferência por locais próximos à água ou pantanosos. Vive solitária ou aos pares, normalmente não muito acima do solo.www.wikiaves.com.br

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bigodinho


A cada ano que passa essa espécie tende a extinção. O que é notado pela diminuição nas áreas onde havia em grande quantidade. Já faz mais de 10 anos que nos quintais da zona urbana não é posível vê-las nos pendões de milho. É uma espécie migratória.

Papa-Jaca


Em algumas localidades essa espécie é chamada de sisilvita, cambacica, guriatã. É uma ave que costuma se alimentar de néctar nas flores e de frutas como mamão, goiaba, banana, etc. É comum encotrarmos essa espécie nos quintais em pequenos bandos, possivelmente seus familiares mais próximos.

Sanhaçu-Cinza


O sanhaçu-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçu-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaçu comum, sanhaçu da amoreira, e no Nordeste como pipira-azul. É uma das aves mais comuns do país, conhecida pelo de realizar acrobacias quando na disputa por frutas com outros pássaros.(wwww.wikiaves.com.br)

Sanhaçu-Caboclo


É uma espécie de Saíra, é encontrado nos pomares pois também se alimenta de frutas. Essa Saíra se alimenta de frutos e insetos como cupins e vespas.(www.wikiaves.com.br)

Canário-de-Cafezal


Esse pássaro de canto bastante potente é conhecido localmente como canário-de-flor, canário de café, canário-sapé. Costuma em alguns locais procurar insetos no alto das árvores mas também se alimenta de frutas.

Sabiá - Laranjeira


Ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou de peito-roxo é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, a primavera. Foi imortalizado na “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, juntou-se oficialmente aos outros quatro símbolos nacionais – a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo, tendo a mesma importância deles na representação do Brasil em 3 de outubro de 2002, por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso.(www.wikiaves.com.br)

Golado


Localmente essa espécie é conhecida como golado. Noutras regioes é conhecido como: golinho, patativa(Pernambuco), brejal. Também pode ser chamado por papa-capim.

Lagarteiro com Lagarta

Lagarteiro


Em epocas chuvosas próximas a época da prática agrícola é comum ouvirmos o cantar curioso dessa ave. Algumas pessoas dizem que ela chama lagartas para a lavoura, assim tendo uma desculpa para matar a ave.

Xorona


O formigueiro-de-barriga-preta é conhecido localmente como sianinha negra, velhinha-negra, xorona. Se alimenta de formigas, aranhas e escorpiões, por isso que é comum observamos essa ave próximas a formigueiros.

Sianinha


Essa ave é bastante comum desde as regióes da Caatinga ao Agreste fagundense. Recebe nomes de Velhinha, ceguinha, Sianinaha, Raspa-Colher, etc.

Rolinha Roxa


A prática de caça por esporte tem tornado bastante raro o encontro com essa ave

Galo-de-Campina


Já houve um número muito maior destes pássaros. É possível que a derrubada para prática agrícola seja um dos motivos. O que tem acontecido é que os agricultores as vezes tem qeu envenenar comida para os pássaros para qeu eles não arranquem as sementes de milho.

Pintassilva


É uma ave que tende a se recuperar localmente de sua possível extinção. Um processo de conscientização da comunidade local desenvolvido por Aramy Fablício(ambientalista) já contribuiu bastante para o aumento de algumas espécies ameaçadas de extinção. Essa ave é conhecida localmente como pintassilva, também como Pintassilgo-Baiano ou pintassilgo-do-nordeste.

Tiziu


O tiziu é uma ave passeriforme da Família Emberizidae. Conhecido também como saltador, veludinho, papa-arroz, bate-estaca (Rio de Janeiro), serrador, serra-serra e alfaiate.

Maria-Fita


É possível que o nome local desse pássaro se deva ao detalhe vermelho de seu topete. Também conhecido como Abre-fecha, Cravina, Galinho-da-serra, Tico-tico-do-sertão e Tico-tico-rei(www.wikiaves.com.br. É uma ave ainda abundante de canto muito belo nas madrugadas e dias chuvosos.

Caboclinho


Não é comum ver mais essa ave que existia em bandos de grande quantidade próximas as vasantes. A prática de criação em cativeiro é altamente destrutiva e extinguiu a essa espécie localmente.

Azulão


A prática de aprisionar aves em gaiolas tem dizimado essa espécie, ao ponto de não a observamos mais em seu habitat. É uma ave praticamente extinta ou muito rara em poucas localidades.

Farinheiro



Em Fagundes-PB esssa espécie é conhecida como farinheiro. Para quem não conhecer, normalmente o confunde com um pardal. É costumeiro vê-lo entre intricadas ramagens acompanhado de xorós e espanta-raposas(Choca-barrada-nordestina).

Tico-Tico


Esse pássaro era bastante encontrado próximos a quintais onde se praticava a horticultura. As flores de coentro atraem algumas espécies de insetos, e lá estava eles capturando alguns...

Bem-te-vi


Em nossa localidade, esse pássaro é conhecido como bem-te-vi-Boi, é possível que receba esse nome por ser maior que outras espécies da nossa região. É encontrada tanto em regiões do agreste quanto da caatinga.

Anum Branco



Ainda é uma ave muito comum, geralmente é encontrada próximos á currais de gado bovino e em capoeiras próximas a grandes áreas descobertas para criação de gado.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Formigueiro-de-barriga-preta-fêmea

Espanta Raposa

Frutas da Nativas

São frutos nativos encontrados na região fagundense: marí, quixaba, ameixa, icó, ubáia, umbú, goiabinha, araçá, jatobá, juá,trapiá, gagauba, coco catolé.

Umbú

O umbuzeiro é ainda uma árvore abundante na região da caatinga e muito conhecido na região nordeste. Começa a florar em torno de dezembro e possui frutos maduros até por volta do mês de junho, dependendo da região e de quando ocorrem as primeiras chuvas no final do ano.

Icó

O icó é um fruto produzido por meio de uma vagem que contém de em média 8 caroços e lembra muito um abacate. A planta é de baixo porte, atualmente tem sido ameaçada de extinção a medida que as matas são devastadas para agricultura ou criação de gado bovino.

Marí

Algumas pessoas afirmaram que os caroços do marí são comestíveis após o cozimento. Os marizeirros geralamente são encontrados as margens de riachos ou em beiradas de lagoas.

domingo, 16 de maio de 2010

Quixaba


Árvore muito espinhosa de miúdas folhas, seu fruto é negro e doce, quando consumido deixa uma espécie de visgo na boca. As cascas desta madeira são usadas como remédio para inflamações.

Ameixa da Caatinga

Seu fruto é altamente doce na polpa logo abaixo da casca mas, muito azedo na polpa próximo ao caroço. É uma semente altamente fértil. Ultimamente tem sido ameaçado pelo desmatamento e por falta de conhecimeto. A casca da madeira é usada como desinflamatório interno e externo do corpo.

Ubaia


Fruto de cor amarelada e azedo se assemelhando a uma acerola,a árvore possui madeira densa. As suas sementes nascem com grande facilidade mas nos últimos anos tem sido atacada por uma espécie de inseto, cujas larvas consomem o caroço, já desenvolvendo-se no interior destes e sendo visíveis quando retiramos a polpa da fruta.

Conhecendo a Caatinfga- Conhecimento Popular

A Caatinga é um bioma único no mundo. A Paraiba está na posição de o sexto lugar em devastação. Esse blogger visa a informação acerca de algumas das nossas espécies da Fauna-Flora existentes na Caatinga Fagundense com o objetivo de conscientizar a nossa população local acerca da neessidade de preservação destas espécies. Algumas aves e outros animais são raros outros, extintos, mas ainda há tempo para preservar o que ainda possuimos.

Seguidores

Arquivo do blog

Agradecimentos

...agradecemos a sua visita, estamos em fase de desenvolvimento e estaremos sempre atualizando os conteúdos...

Para mais informações...